Notícias

AVE participa no 1º Seminário Construção Circular (PRCD - Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição), organizado pela Associação Smart Waste Portugal e financiado pelo Fundo Ambiental.

Decorreu no dia 27 de novembro o 1.º Seminário Construção Circular na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este seminário faz parte de um conjunto de iniciativas a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Construção Circular – Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) promovido pela Associação Smart Waste Portugal e financiado pelo Programa Apoiar uma nova Cultura Ambiental do Fundo Ambiental. 

O projeto tem como objetivo promover ações de educação dirigidas aos diversos agentes ao longo da cadeia associada aos RCD, apoiando a sua interação, promovendo a organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da economia circular.

Este projeto aposta assim na sensibilização para a prevenção da produção dos RCD assim como a sua valorização, ao promover a sua incorporação na indústria e na construção, permitindo a diminuição da pegada de carbono dos setores, a redução da extração de recursos naturais e o desvio de resíduos para aterro.

O projeto aborda também um tema de interesse público, representando um contributo importante na consciencialização dos cidadãos para a problemática das deposições ilegais dos RCD, que podem incluir também na sua composição resíduos perigosos. Estas deposições ilegais dão origem a passivos ambientais com potencial negativo para as gerações futuras.

A AVE esteve representada neste evento apresentando a opção de Coprocessamento na Industria Cimenteira, através da:

  • Valorização material da fração de resíduos desta fileira;
  • Valorização energética de frações não recicláveis e com potencial térmico;